Município de Maia disponibiliza 1.100 tabletes e computadores para apoiar os Agrupamentos de Escolas a colmatar os atrasos na distribuição dos equipamentos para o Ensino a Distância.
O regresso ao Ensino a Distância, que arranca já na próxima segunda-feira, irá decorrer a vários ritmos de acordo com as especificidades das escolas, mas o apoio da autarquia será indispensável para que uma percentagem considerável de alunos tenha disponíveis meios informáticos para acompanhar as aulas em casa. dado que, até à data, a tutela só procedeu à entrega de computadores para os alunos do secundário de beneficiários da Acção Social, abrangidos pelos escalões A e B.
A gestão da atribuição dos tabletes e computadores é da responsabilidade dos Agrupamentos Escolares que, desde o início do ano letivo, já dispõem de material informático cedido pelo município, quer para garantir o Ensino à Distância dos alunos que foram obrigados ao cumprimento de quarentenas ou isolamentos profiláticos, em virtude da pandemia, quer por força da implementação dos programas de combate ao Insucesso Escolar, em particular do SUPERTABi.Maia em curso no concelho.
As escolas básicas da Maia dispunham já de cerca de 600 tabletes alocados ao projeto SUPERTABi.maia. Esses equipamentos foram mobilizados durante a pandemia para uso dos alunos que deles necessitassem, preferencialmente os alunos do 1.º ciclo, salvaguardando sempre o trabalho das turmas integradas no projeto Supertabi e dos professores que as orientam. Aqueles equipamentos não foram, porém, suficientes para acorrer a todas as necessidades surgidas. Por isso o município da Maia constituiu um Banco de Empréstimo de Equipamento Informático que, através da aquisição de novos tabletes e computadores e empréstimos de empresas da Maia, reforçou os equipamentos disponíveis para os alunos.
A par do reforço do parque informático escolar, a autarquia colocou também à disposição dos Agrupamentos de Escola os meios logísticos e materiais necessários para garantir o acesso gratuito à internet aos alunos que dela necessitem.
Além disso, foi reativada a linha School4All, de apoio à utilização dos tabletes, dirigida aos pais e encarregados de educação que, por razões diversas, tenham dificuldades em aceder às tecnologias, evitando que os alunos sejam prejudicados por esta fragilidade.
O município da Maia disponibiliza ainda on-line diversas atividades educativas de apoio aos alunos e às famílias, que podem ser encontradas no Portal da Educação do Município da Maia.
Consultar artigo original aqui