Todos os agrupamentos escolares da Maia vão ter cursos profissionais de nível secundário, no âmbito de um acordo estabelecido entre a Câmara e a Iniciativa Educação para a implementação do programa “Ser Pro”.

Neste ano letivo, os cursos profissionais estão disponíveis nos agrupamentos de Águas Santas, Castêlo da Maia, Maia e Pedrouços, com quatro opções: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico Auxiliar de Saúde. No futuro, a oferta deverá ser alargada aos restantes agrupamentos. 

O objetivo é reforçar o ensino profissional, “que não pode ser encarado como uma segunda oportunidade”, sublinhou a vice-presidente da Câmara, Emília Monteiro. “O ensino profissional é de valor acrescentado e afirma-se em paralelo com as suas características”, acrescentou a também vereadora da Educação.

O “Ser Pro” prevê a colaboração com a Universidade da Maia e um conjunto de empresas e entidades empregadoras, que permitem adequar a oferta formativa às necessidades da região.

“Na Maia, a oferta educativa e formativa em matéria de ensino profissional é muito interessante, posto que disponibiliza aos jovens que, porventura mais rapidamente querem entrar no mundo do trabalho e abraçar uma carreira profissional, um catálogo de cursos técnicos e profissionais que encontra boa recetividade por parte das empresas e do tecido económico local e regional”, assinalou o presidente da Autarquia, António Silva Tiago.

Consultar artigo original aqui

Redes sociais