Reforço de medidas de combate à COVID-19 no concelho da Maia
Face à emergência da situação, a Câmara Municipal da Maia avança com o reforço das medidas preventivas de combate à epidemia, suspendendo eventos e encerrando serviços municipais.
Assim, por determinação do presidente da Câmara, foi decidido:
-Suspender todos os eventos sociais, desportivos, culturais, recreativos ou de formação promovidos pelo município.
-Adiar ou cancelar todas as atividades que impliquem delegações estrangeiras.
-Encerrar ao público todos os serviços municipais, à exceção do Gabinete Municipal de Atendimento. Apenas as atividades desportivas federadas decorrerão, recomendando-se que à porta fechada, enquanto as respetivas federações não decidirem a suspensão da modalidade.
-Encerrar os mercados e feiras municipais.
-Suspender todas as deslocações internacionais de funcionários e eleitos, e restringir ao mínimo possível as deslocações no território nacional.
-Reduzir o número de reuniões internas e externas ao estritamente necessário, dando cumprimento ao Plano de Contingência interno.
-Ativar o Gabinete de Gestão de Crise do município e reavaliar em permanência a situação.
-Todas estas medidas estão em vigor pelo menos até 24 de março, data em que será reavaliada a situação.
A Câmara Municipal apela a todas as entidades sociais, culturais, desportivas, empresariais e outras com atividade no concelho para que tomem medidas proativas de contenção do surto epidémico, seguindo as recomendações das autoridades de saúde.
A Câmara Municipal tem promovido encontros com instituições do concelho, dos quais têm saído as seguintes recomendações:
-Sensibilizar os pais e encarregados de educação para que mantenham em casa crianças com sintomas como tosse, febre ou dores musculares.
-Encerrar os Centros de Convívio para idosos e restringir o acesso dos utentes em centro de dia, com exceção daqueles que não tenham retaguarda familiar.
Consultar artigo original aqui