A partir das 13 horas desta quarta-feira, a Estrada Nacional 13, na Maia, vai estar cortada nos dois sentidos. Em causa estão os trabalhos de reparação da via que aluiu no passado domingo e que deverão estar concluídos daqui a 30 dias.

De acordo com a Câmara da Maia, o trânsito no sentido Norte/Sul será desviado pela Rua da Ponte de Moreira até à ETAR da Ponte de Moreira. No sentido Sul/Norte, a alternativa é a A41, sendo que os condutores não vão pagar portagens. Os dois pórticos (um em cada sentido de trânsito) inseridos no desvio foram desligados.

Uma das causas da cratera, com cinco metros de largura e sete de profundidade, terá sido a rutura de uma tubagem metálica por onde passava um curso de água, entubado aquando da construção da A41. Para evitar mais incidentes, os novos tubos serão de betão armado. A pressão exercida pelos milhares de carros que diariamente atravessam a artéria foi outra das causas do aluimento.

A reparação da estrada municipal deverá custar à Câmara da Maia mais de 100 mil euros e estar concluída daqui a 30 dias. Também os 15 cêntimos cobrados por cada passagem nos pórticos da A41 deverão ser assegurados pela Autarquia.

“Aquando da construção do IC24, atual A41, há 30 anos, foi utilizada uma conduta em chapa de aço não oxidável para conduzir a linha de água existente no local. Esta conduta cedeu por envelhecimento, tendo provocado o seu abatimento. A água continuou a correr e foi arrastando os solos. A este problema, acresce a grande pressão a que o piso é sujeito com uma sobrecarga de veículos, que fogem da coroa de autoestradas portajadas”, sublinha a Câmara da Maia, em comunicado.

Este é o segundo incidente naquela zona. Há quatro anos, aluiu parte do solo na A41, estando a autoestrada interdita cerca de três meses.

Leave a comment

Redes sociais