Site icon O Lidador

Capital de risco Explorer compra Biogerm da Maia e constrói novo laboratório de quatro milhões

Liderada por Diamantino Ribeiro, empresa de análises microbiológicas e químicas em alimentos, águas e solos entra no portefólio do fundo Explorer IV. Novo laboratório triplica capacidade. 

Está fechada a oitava aquisição do fundo Explorer IV, que visa apoiar empresas com elevado potencial de crescimento e inovação. A sociedade de capital de risco comprou uma participação maioritária (60%) no capital da Biogerm, especializada em análises microbiológicas e químicas.

Fundada em 1994, com sede na Maia e instalações também em Santo Tirso e no Funchal, faturou 3,9 milhões de euros no ano passado, registando lucros de 307 mil euros. Emprega 50 pessoas e tem mais de 2.000 clientes em Portugal Continental e na Madeira. É apresentada como uma “referência” neste mercado, em particular no segmento de saúde pública, realizando análises em alimentos, águas, ar, ambiente e solos.

Além de reforçar o investimento em novas tecnologias, os novos donos prometem “acelerar o crescimento” da Biogerm com a construção de um novo laboratório de quatro milhões de euros que vai triplicar a capacidade de resposta, a “profissionalização das equipas de gestão”, a expansão para “novos mercados estratégicos” e a aquisição de outras operadoras neste ramo.

“A entrada da Explorer Investments no capital da Biogerm SA representa uma oportunidade única para criar uma nova dinâmica, permitindo-nos alcançar uma nova dimensão e atingir um patamar superior no setor da saúde pública em Portugal. Estamos confiantes de que esta parceria será um marco importante na nossa trajetória de crescimento e inovação”, refere Diamantino Ribeiro, CEO da Biogerm.

Citado no mesmo comunicado, o partner da Explorer Investments, Pedro Coutinho, assume o objetivo de “reforçar a capacidade operacional da empresa, expandir a sua presença no mercado ibérico e otimizar os seus processos internos”. “Estamos entusiasmados por unir esforços com os acionistas fundadores, assegurando a continuidade da gestão e criando as condições necessárias para um crescimento sólido e sustentável”, acrescenta.

Exit mobile version