Autarquia quer construir mais cinco equipamentos e explica que nas zonas rurais não faz sentido construir parques destes.

Águas Santas já tem um parque canino. A freguesia do concelho da Maia tem desde domingo, 8 de maio, um novo equipamento para ajudar à sociabilização e diversão dos patudos. A inauguração do parque foi feita pelo presidente da câmara municipal, António Silva Tiago, acompanhado do presidente da junta de freguesia local.

A nova estrutura está instalada num terreno de cerca de 1500 metros quadrados e inclui equipamentos diversificados, como rampas, túneis para os patudos poderem correr, brincar exercitarem-se à vontade. Há ainda bebedouros e bancos para os tutores se sentarem.

Com esta inauguração, o concelho nortenho, que pertence ao distrito do Porto, passa assim a ter cinco espaços vocacionados para os pets. O primeiro parque canino nasceu no município em 2020, na freguesia de Vila Nova da Telha, seguindo-se Moreira da Maia, Pedrouços (ambos em 2021), na cidade da Maia (já este ano) e agora este em Águas Santas.

O autarca da Maia sublinhou na ocasião a importância que o município dá aos animais, adiantando que o objetivo é chegar aos dez equipamentos, para que “as pessoas possam passear os seus animais e proporcionar-lhes mais liberdade”. No entanto, em declarações ao jornal regional Notícias Maia, a vereadora do Ambiente da Câmara, afirmou que só oito das dez freguesias do concelho vão ter o seu parque canino.  “A ruralidade não justifica a criação de um espaço desta natureza” explicou.

Consultar artigo original aqui

Redes sociais