Site icon O Lidador

Na Maia há jardins nas paragens de autocarro

Jardins nas coberturas das paragens dos autocarros é um conceito que chegou à Maia na manhã desta sexta-feira. Em dois pontos próximos da rotunda do Lavrador, quem espera pelos transportes públicos pode agora ver um novo cenário, com espécies arbóreas que neutralizam o carbono e emitem oxigénio.

O conceito chegou à Maia pela mão da DreamMedia, que detém em exclusividade a exploração dos outdoors no concelho. Segundo Paula Moreira, administradora da empresa, trata-se do “primeiro abrigo sustentável do país” e segue uma tendência já implementada a nível internacional, como acontece em Inglaterra, nos Estados Unidos ou nos Países Baixos.

“É um oásis que criámos no centro da cidade”, disse a responsável ao JN, acrescentando que a ideia da empresa é “alargar o conceito a outros municípios”. Referiu ainda que a energia que abastece cada um dos abrigos, que ficam acesos durante a noite, é produzida através de um painel solar, o vinil decorativo é feito com tintas à base de água e o cartaz publicitário é impresso em papel reciclado.

“A nossa ambição é que isto escale para o concelho, para as dez freguesias”, referiu ao JN o presidente da Câmara, António Silva Tiago. Os primeiros jardins surgem na cidade, “onde há mais concentração de dióxido de carbono”, concluiu.

A presença da DreamMedia no concelho já se fez sentir há uns meses, com a substituição de cerca de 600 cartazes ilegais por árvores.

Exit mobile version