O Complexo Municipal de Piscinas de Folgosa, na Maia, foi encerrado ao público, durante a tarde desta quarta-feira, por suspeitas da existência da bactéria legionela, que provoca a doença do legionário. Ainda não há data para a reabertura das instalações.

Em comunicado, a Câmara da Maia referiu que o encerramento foi feito “preventivamente”, tendo sido, “de imediato, tomadas todas as providências e adotadas todas as medidas sanitárias adequadas à confirmação e remoção da ameaça”.

Ao JN, fonte da autarquia adiantou que foram “detetados indícios da presença da bactéria num balneário”, na sequência de “uma das análises que o Município faz com muita regularidade” nas piscinas do concelho.

De acordo com a mesma fonte, “a autoridade de saúde local já foi informada e vai ser feita a contra-análise, para saber se se comprova ou não” a existência de legionela no complexo de Folgosa. Não há, até ao momento, registo que utentes ou profissionais infetados pela bactéria que provoca pneumonia por inalação de gotículas de água contaminada.

As instalações das piscinas de Folgosa reabrem “assim que estiverem reunidas todas as condições de segurança”, garantiu a Câmara no comunicado.

Consultar artigo original aqui

Redes sociais